fbpx

CRM-PB 7.916 – RQE 5908

SAÚDE SEXUAL & DISFUNÇÃO ERÉTIL

Play Video

Injeção Peniana

A injeção peniana ou intracavernosa é uma alternativa eficaz e quase indolor no tratamento clínico da disfunção erétil. Atualmente três grupos de drogas são utilizados para terapia por autoinjeção: papaverina, prostaglandina, fentolamina.

Esses compostos provaram ser eficazes em todas as etiologias da disfunção erétil, como a psicogênica, a neurogênica ou a vasculogênica e com nível de satisfação menor quando comparada ao implante de prótese peniana.

Quando a injeção é indicada ?

  • Falha no tratamento farmacológico oral.
  • Contra-indicação a terapia medicamentosa oral (como os  pacientes  usuários de medicamentos com nitratos)

 

Como usar a injeção intracavernosa ?

Consiste na aplicação de uma injeção pouco dolorosa pela próprio paciente ou parceria, na base do pênis, 15 minutos antes da relação sexual, após definição da dose segura e eficaz para o intercurso sexual.

Assista ao vídeo exclusivo no acesso ao paciente.

O tempo médio de ereção varia de 60 a 90 minutos, podendo utilizar até 3 vezes por semana.

Prótese Peniana

O implante peniano, também chamado de prótese peniana, é um dispositivo introduzido dentro dos corpos cavernosos  através de uma cirurgia com elevada satisfação pessoal e do casal. Há mais de 6 anos o Dr. Jorge Mendes realiza esse tipo de cirurgia com experiência em casos simples e complexos.

A cirurgia de prótese peniana é um tratamento definitivo para a disfunção erétil e portanto deve ser bem indicada por profissional especializado em cirurgia de implantes.

Quando é indicada a cirurgia de implante peniano? 

  • homem com disfunção erétil grave
  • falha no tratamento com medicamentos orais ou injeções penianas
  • homem com curvatura peniana complexa ( doença de Peyronie)  associada a disfunção erétil
  • disfunção erétil grave pós tratamento para câncer de próstata

 

Quais os Tipos de prótese peniana?

Prótese semirrígida/ maleável

É a  mais simples e consiste em duas hastes metálicas revestidas por uma camada de silicone, que mantem a ereção permanente. Pode ser dobrada e ficar escondida para praticar esportes e para urinar, por exemplo.

Prótese Inflável ( ‘’bombinha’’)

É a  prótese que melhor  imita o pênis: permanece flácido durante o repouso e ereto quando o homem deseja manter relação sexual.  Para isso é ativado um mecanismo de bomba dentro da bolsa escrotal e exige destreza manual para o manuseio, além de um  andrologista com expertise nessa cirurgia. Recentemente, Dr. Jorge Mendes realizou um curso de aperfeiçoamento em Implante de Prótese Peniana Inflável para aprimorar sua técnica e conduzir casos difíceis.

O que muda após a cirurgia de implante peniano?

A sensibilidade, o orgasmo, a ejaculação, a micção não sofrem alterações após a cirurgia. O índice de satisfação pelo casal com o uso da prótese peniana é maior que 90%. A presença da sua parceria na consulta é importante para conhecer o dispositivo e  esclarecer  as dúvidas.

Após quanto tempo da cirurgia, é possível ter relação sexual?

A vida sexual é permitida após 4-6 semanas da cirurgia.

Doppler de Pênis

Como está  a rigidez da sua ereção?

O doppler de pênis com ereção fármaco-induzida tem por finalidade:

  • avaliar a ereção mediante a injeção intracavernosa de drogas vasoativas(papaverina, prostaglandina, fentolamina) de forma isolada ou combinadas.
  • identificar comprometimento vascular por meio de uma resposta negativa ou parcial da ereção
  • identificar escape sanguíneo
  • avaliar curvaturas e deformidades penianas
  • prescrever a dose adequada da droga injetável quando o paciente opta pela terapia intracavernosa.

 

O exame Doppler Colorido Peniano com Fármaco-Indução é o melhor exame a ser realizado para pesquisar as causas de disfunção erétil, principalmente naqueles pacientes que já estão fazendo tratamento com medicamentos, mas que ainda assim não obtiveram bons resultados. Em jovens com ansiedade de performance tem importância nessa conclusão diagnóstica.

Doença de Peyronie / Curvatura Peniana

O pênis está encurvado?

Doença de Peyronie (DP) é um processo fibrótico do pênis que pode levar a formação de placas calcificadas , e resultar em deformidade, encurtamento e tortuosidade peniana, evidentes principalmente durante a ereção.

Podem haver também dificuldade na penetração vaginal e insatisfação no intercurso sexual, sendo, portanto, uma causa de disfunção sexual.

Como é feito o diagnóstico ?

O diagnóstico baseia-se no relato de ereções dolorosas, presença de curvatura peniana e na palpação de nódulos no pênis.  Durante o exame de Doppler de pênis  com fármaco-ereção é possível avaliar o grau de curvatura,  áreas de afilamento, o fluxo sanguíneo e definir o tratamento mais adequado.

É possível corrigir a  curvatura?

A fase inicial ou aguda da DP deve ser tratada de forma conservadora. Diversas modalidades de tratamento estão disponíveis, incluindo terapias orais, intralesional e externa. O Andrologista está preparado para te ajudar e acompanhar nessa fase.

A cirurgia para correção da curvatura só deve ser indicada àqueles pacientes com doença estável por no mínimo 3 meses. Existem algumas técnicas cirúrgicas e a escolha depende de alguns fatores:

  • comprimento do penis
  • grau da curvatura
  • presença de deformidades
  • disfunção erétil assoaciada

 

O objetivo da cirurgia é corrigir a curvatura para permitir uma relação sexual satisfatória.

Ejaculação Precoce

Anda ejaculando rápido?

A ejaculação precoce ou rápida é motivo de frustração pessoal, desgaste no relacionamento e na intimidade do casal e acomete 1 em cada 4 homens.

Mas qual o tempo ideal para ejacular?

Existem algumas  definições:

  • A Organização Mundial da Saúde (OMS), definiu ejaculação precoce como sendo a “incapacidade de controle ejaculatório suficiente para ambos os parceiros estarem satisfeitos com o ato sexual”.
  • A ISSM (International Society of Sexual Medicine) formulou a definição que até então é a mais utilizada atualmente: “ejaculação que sempre ou quase sempre ocorre antes ou cerca de um minuto após a penetração vaginal; e com consequências pessoais negativas como insatisfação, incômodo, frustração e ou o desinteresse na intimidade sexual”.

 

A ejaculação precoce pode ser classificada em quatro grupos:

Em qual grupo você se encontra?

  1. Ejaculação precoce primária: a ejaculação ocorre sempre rapidamente, desde a primeira atividade sexual do indivíduo e com todas ou quase todas as mulheres com quem este teve atividade sexual.
  2. Ejaculação precoce secundária ou adquirida: a ejaculação rápida ocorre depois de um período de normalidade ejaculatória durante a vida, geralmente apresentando algum fator ou doença que predisponha a isso : disfunção erétil, prostatite, hipertireoidismo, ,conflitos no relacionamento e distúrbios psicológicos como a ansiedade.
  3. Ejaculação precoce de ocorrência ocasional: alguns homens apresentam ejaculação rápida ocasionalmente e com situações específicas. Esse tipo de resposta ejaculatória não deve ser interpretado como sendo algo psicopatológico e sim como uma variação normal no desempenho sexual.
  4. Disfunção ejaculatória “premature-like”: homens que estão dentro desta classificação queixam-se de ejaculação precoce mesmo apresentando o tempo ejaculatório dentro de parâmetros normais, entre 2 e 6 minutos e em algumas circunstâncias a latência ejaculatória pode estar ainda maior, entre 5 e 25 minutos.

 

É possível tratar a Ejaculação Precoce?

O tratamento geralmente requer medicamentos de controle especial ( paroxetina, dapoxetina, clomipramina) em doses individualizadas para promover melhor satisfação sexual com menos efeitos colaterais, além de psicoterapia. O melhor controle da ejaculação é perceptível logo no inicio do tratamento.

Os anestésicos tópicos (a base de lidocaína e prilocaína gel ou spray ) podem ser associados ao tratamento.

Implantes de Testosterona

Quando iniciar a reposição de Testosterona?

DAEM (deficiência androgênica do envelhecimento masculino) ou ”andropausa’’ é uma síndrome clínica caracterizada por sinais e sintomas associados a níveis de testosterona subnormais, e que apresenta íntima relação com o envelhecimento masculino.

Os pacientes podem apresentar :

  • diminuição de libido,
  • disfunção erétil,
  • perda de massa muscular e óssea,
  • indisposição,
  • dificuldade de concentração e irritabilidade,
  • prejuizos  na produtividade.

 

O objetivo da terapia com testosterona nesses homens é restaurar os níveis ideais do hormônioa ,visando assim amenizar ou reverter o quadro clínico de DAEM.

Há algumas formas farmacêuticas disponíveis para o tratamento: gel, injeções, adesivos e os pellets ( ‘chips’’) sendo fundamental para o médico estar familiarizado com cada uma delas, suas vantagens, seus riscos e custos, e  adequá-las às demandas do paciente na sua individualidade.

Os pellets de Testosterona são implantados na região das nádegas sob anestesia local e os níves de Testosterona mantêm-se adequados por até 06 meses, quando se faz necessária um novo procedimento de implantação.

Junto com a Testosterona, podem ser implantados outros pelltes que promovem a homeostase hormonal do paciente, trazendo maior qualidade de vida e energia para as suas atividades.