fbpx

CRM-PB 7.916 – RQE 5908

Prótese Peniana. O Que Você Precisa Saber?

Prótese Peniana. O que você precisa saber?

blogxxx

A disfunção erétil acomete 50% dos homens após 40 anos. No entanto, homens cada vez mais jovens têm tido essa experiência negativa, ocasionando perda de autoconfiança e conflito nos relacionamentos. Em um estudo publicado no Journal of Sexual Medicine, eles descobriram que aproximadamente um em cada quatro homens pode sofrer de algum tipo de disfunção erétil, com metade dos casos sendo severos.

O uso de determinadas medicações, diabetes, doença cardíaca, colesterol elevado, sedentarismo, má alimentação, testosterona baixa, sono inadequado, escape de fluxo sanguíneo no pênis, cirurgia de próstata podem ser algumas das causas orgânicas.

Trauma de relacionamentos anteriores, ansiedade e insegurança entram nas causas psicogênicas, em que a terapia sexual/psicoterapia é fundamental no tratamento.

Seguem algumas dúvidas comuns sobre a prótese peniana:

1-  QUEM PRECISA DE PRÓTESE?

As próteses penianas estão indicadas para os pacientes com disfunção erétil severa, ou seja, que não respondem às medicações orais ( tadalafila, sildenafila) e as injeções penianas, ou não podem utilizá-las. Hoje,  existe ainda a Terapia com Ondas Mecânicas para melhorar a função erétil.

2- QUAIS OS TIPOS?

Existem basicamente, dois tipos: Maleável (Semi-rígida) e Inflável.

3- QUAL  A MELHOR ESCOLHA?

As duas próteses têm como objetivo: permitir a penetração vaginal e recuperar  a qualidade de vida sexual do indivíduo e do casal. O índice de satisfação é maior que 90% nos portadores. O tipo de material e tecnologia utilizados em cada uma delas, interferem nos custos e na estética, basicamente.

Enquanto as semi-rígidas têm custos mais acessíveis, elas mantêm o pênis em ereção permanente e restringem determinado uso de roupas, como a sunga.

As infláveis, por sua vez, caras e permitem desfazer a ereção após a relação sexual.

4- A PRÓTESE AUMENTA  O TAMANHO DO PÊNIS?

Muitos homens consideram seu pênis pequeno e querem implantar a prótese com esse objetivo, mas infelizmente a prótese peniana não aumenta o tamanho, e por isso não está indicada para esse fim.

5- QUANTO TEMPO APÓS A CIRURGIA PODE TER RELAÇÃO SEXUAL?

Esse período geralmente varia de  30- 40 dias.

6- É POSSÍVEL EJACULAR E TER ORGASMO? 

Embora sejam dois processos diferentes  e que geralmente ocorrem simultaneamente, a ejaculação acontece desde que o paciente não tenha sido a submetido a cirurgia para câncer de próstata. A sensibilidade na glande e o orgasmo são preservados.