fbpx

CRM-PB 7.916 – RQE 5908

Infertilidade além da mulher. Os homens estão ficando inférteis.

Enquanto a expectativa de vida do homem aumentou nos últimos 50 anos, a fertilidade diminuiu consideravelmente. Quase 20 % dos casais em todo o mundo estão com dificuldade de engravidar. As mulheres por longos anos levaram a ‘culpa da infertilidade’ e hoje já se sabe que o homem tem alterações em metade dos casos. De acordo com estudos realizados em diversos países, a quantidade de espermatozoides no esperma dos homens ocidentais diminuiu drasticamente – mais da metade nos últimos 50 anos. Se a tendência continuar, segundo os pesquisadores, isso pode levar à extinção do ser humano. 

A infertilidade é definida após 12 meses de tentativas de gravidez sem sucesso, mantendo relações sexuais frequentes e desprotegidas. O infertilidade masculina é assintomática, podendo alguns homens reclamarem de dor e diminuição nos testículos. Na investigação o espermograma ainda é fundamental na avaliação da quantidade e qualidade dos espermatozoides, embora espermograma fora dos limites de normalidade considerado pela OMS( organização mundial de Saúde) nào impeça que ocorra uma gravidez natural . 

Fatores para infertilidade

Existem diversos fatores que podem levar a infertilidade, alguns tratáveis outros não. A causa mais comum de infertilidade masculina é a Varicocele.  São veias dilatadas sobre os testículos que acabam elevando a temperatura na região e afetando os espermatozoides. O tratamento requer cirurgia com boa chance de melhora nos parâmetros seminais. O Andrologsista é especialista nessa microcirurgia. 

Dentre outros fatores como:  alterações anatômicas, genéticas e hormonais, o estilo de vida do homem atual chama a atenção para isso, inclusive o uso de celular no bolso, laptops apoiados nas pernas. Cerca de 20% das causas de infertilidade masculina são desconhecidas e podem estar relacionadas aos hábitos de vida.

Pilares da Saúde

Ficar atento aos cuidados com a Saúde é fundamental para o obter bons espermatozoides. E para isso, o homem precisa ter consciência que seus  pilares  de Saúde precisam estar equilibrados: 

  • Sono : pelo menos 7h de sono são essenciais para o bom funcionamento do corpo, e equilíbrio hormonal. Hábitos de usar telefone ou assistir TV antes de dormir atrapalham a qualidade do sono.
  • Intestino:  o funcionamento do intestino, revela sua saúde e  o nível de inflamação do seu corpo. Ir diariamente ao banheiro é o esperado e devemos ficar atentos à consistência das fezes.
  • Alimentação: o homem tem aversão as expressão: ‘regime, ela é sinônimo de sofrimento, fome. Mas é fundamental ter consciência de que tudo que se come causa uma reação no organismo para produzir energia para manter vivo, ou desencadear inflamação. Evitar alimentos que causam inflamação como carne vermelha, açúcar, glúten ajudam na qualidade de vida ,na longevidade e fertilidade.
  • Exercícios físicos:  não é novidade que a prática regular de exercícios físicos ajuda no bem- estar, na produção de hormônios, e perda de gordura, mas é importante entender que ela ajuda na qualidade dos espermatozoides.
  • Hormônios: o hormônio que está atrelado a imagem do homem é a Testosterona e ele é importante para memória, energia, motivação, proteção cardiovascular, fortalecimento de ossos e músculos, controle do peso, e ao longo do envelhecimento a produção de testosterona    diminui e é preciso ficar atento aos sinais e sintomas para não comprometer a fertilidade.
  • Gerenciamento do Estresse: a sobrecarga de trabalho e obrigações que o homem atual assume impactam na qualidade de vida, na produção de Testosterona e na qualidade dos espermatozoides. Homens estressados apresentam maior oxidação do material genético dos espermatozoides e  comprometem a gravidez.

A reprodução Assistida evoluiu e tem ajudado muitos casais inférteis na realização do sonho da gravidez com diferentes técnicas.  Homens que há vinte anos atrás tinham que partir para adoção de crianças ou uso de sêmen de doador porque não apresentavam espermatozoides no exame de espermograma ( definição de azoospermia), hoje podem ser submetidos a cirurgia  e o Andrologista capta espermatozoides dos testículos e no laboratório esses gametas são injetados dentro dos óvulos da esposa para que ocorra a fertilização in vitro.

O casal tentante deve procurar ajuda especializada o quanto antes para iniciar a investigação do casal.

Dr. Jorge Mendes

Andrologista e Urologista

CRM SP 152.874

CRM PB 7.916

RQE 5908

Contatos

Instagram: @dr.jorgemendes

e-mail: uro@drjorgemendes.com