SAÚDE REPRODUTIVA & FERTILIDADE
Avaliação de Fertilidade
Está com dificuldade de engravidar?
O número de casais que tentam engravidar sem sucesso após 12 meses de tentativa é de aproximadamente 20% e o homem deve fazer a investigação, pois metade dos fatores que dificultam a gravidez têm contribuição masculina.
Quais exames são necessários para a investigação?
Após história detalhada colhida durante a consulta,e exame físico são solicitados exames como : espermograma, teste de fragmentação do DNA espermático, ultrassonografia de bolsa testicular com doppler e dosagens hormonais. Na suspeita de alterações genéticas são necessários os exames de cariótipo e microdeleção de cromossomo Y.
Azoospermia
É possível ser pai com o diagnóstico de Azoospermia ?
A azoospermia é uma alteração caracterizada pela ausência de espermatozoides no líquido seminal ejaculado. Ela é classificada em: obstrutiva e não obstrutiva.
Azoospermia obstrutiva
A produção dos espermatozoides é normal porém há uma obstrução que impede que eles sejam ejaculados.
Azoospermia não obstrutiva
A azoospermia não obstrutiva é um caso mais grave de infertilidade e pode ser causada por uso de anabolizantes, quimioterapia, alterações genéticas, varicocele e causas desconhecidas.
Quando a causa da azoospermia não é reversível , o paciente deverá ser submetido aos procedimentos de Reprodução Assistida e os espermatozoides são obtidos através de uma captação cirúrgica. (MESA, TESE, MicroTESE) que o Dr. Jorge Mendes realiza em ambiente hospitalar , sob anestesia.
Correção de Varicocele
O que você precisa saber antes da cirurgia de Varicocele
Varicocele é a principal causa de infertilidade masculina sendo caractetizada pela dilatação anômalas das veias testiculates que elevam a temperatura dos testículos e prejudicam os parêmetros seminais. Cerca de 20% dos homens são acometidos pela varicocele e geralmente do lado esquerdo.
Por que operar com microscópio ?
O tratamento da varicocele é cirúrgico e a técnica executada pelo Andrologista é a microcirúrgica por apresentar melhores resultados e menor recorrência. A elevação nos parâmetros seminais podem ocorrer em até 70 % dos homens submetidos ao procedimento.
Além do microscópio , o Dr. Jorge Mendes utiliza no intra-operatório um micro-doppler: aparelho capaz de identificar com segurança a(s) artéria(s) que nutrem o testículo e isolá- la(s).
Quando operar a Varicocele?
A correção microcirurgica da varicocele está indicada para homens inférteis que desejam gravidez espontânea, ou precisam da Reprodução Assistida. Estudos mostram melhores resultados na taxa de fertilização quando o homem corrigiu a varicocele previamente a fertilizaçãoo in vitro (FIV) .
Quando tempo após o procedimento o homem retoma ao trabalho?
O pós- operatório da microcirrugia de varicocele requer repouso nos primeiros dias do procedimento, podendo retomar ao trabalho sem esforço físico em até 7 dias . Vida sexual também é liberada após esse período.
Atividades físicas após 15 dias.
Após quanto tempo da cirurgia deve ser feito o espermograma?
O período de formação dos espermatozoides ( espermatogênese) dura aproximadamente 76 dias, então o espermograma comparativo pós a cirurgia deve ser realizado após esse período ou 03 meses.
Dr. Jorge Mendes é especializado no tratamento microcirúrgico da varicocele com uso doppler intraoperatório.
Reversão de Vasectomia
É possível reverter a vasectomia ?
É possível sim e 20% dos homens vasectomizados se arrependem do procedimento e buscam alternativas para engravidar: Reversão de Vasectomia ou Fertilização in Vitro.
O que interfere no resultado da Reversão de Vasectomia?
- tempo de vasectomia
- material de microcirurgia adequado
- uso do microscópio
- pesquisa de espermatozoides no intraoperatório
- cirurgião especializado ( andrologista)
- fios cirúrgicos adequados
Dr. Jorge Mendes é especializado em Reversão de Vasectomia com 05 anos de experiência e já ajudou casais de diferentes estados do pais.
Caso a reversão de Vasectomia não seja possível ou deseja realizar Fertilização in vitro (FIV) é possível fazer a captação cirúrgica de espermatozoides.
Vasectomia
Vasectomia é um método de contracepção cirúrgico extremamente seguro, rápido e simples, realizado com anestesia e que não requer internação hospitalar.
Apesar disso, boa parte dos homens reluta em se submeter à vasectomia por medo.
O procedimento interrompe a circulação dos espermatozoides produzidos pelos testículos impedindo que eles sigam para a uretra.
A cirurgia não interfere na ereção , no libido e a diminuição no volume do semen é imperceptível .
Uma opção oferecida aos meus pacientes antes da vasectomia é o congelamento seminal , embora exista a possibilidade de reversão de vasectomia caso haja desejo de ter novos filhos.
Captação de Espermatozoides para Fertilização / Congelamento Seminal
Quando não é possível obter os espermatozoides por ejaculação , ou a qualidade deles está comprometida para utilizar na fertilização in vitro, é necessária fazer um coleta de forma cirúrgica.
Existem algumas técnicas cirúrgicas para realizar a captação de espermatozoide e são indicadas de acordo com a particularidade do caso : azoospermia obstrutiva pós-vasectomia, azoospermia não obstrutiva, fragmentação espermática elevada. São elas:
MESA – aspiração microcirúrgica de espermatozoides do epidídimo
Com o paciente anestesiado , é feita uma incisão(corte) na bolsa testicular para expor o epidídimo( local acima dos testículos onde os espermatozoides sofrem a maturação final e ficam estocados) e com o microscópio cirúrgico conseguimos aumentar a imagem em até 25 vezes e identificar os túbulos que contem os espermatozoides para que sejam aspirados.
TESE- extração testicular de espermatozoides
Com o paciente anestesiado , é feita uma incisão(corte) na bolsa testicular para expor o testículo e a olho nu são realizadas biopsias testiculares em diferentes áreas mapeadas com objetivo de encontrar espermatozoides dentro dos túbulos seminíferos.
Micro-TESE – extração microcirúrgica de espermatozoides testicular
Com o paciente anestesiado , é feita uma incisão(corte) na bolsa testicular para expor o(s) testículos e com o microscópio cirúrgico conseguimos aumentar a imagem em até 25 vezes e identificar os túbulos seminíferos que contem os espermatozoides que serão extraídos e separados no laboratório.
Dependendo da causa da Azoospermia, como alterações genéticas: microdeleção de cromossomo Y, síndrome de Klinefelter, as chances de encontrar espermatozoides testiculares são menores e requer que durante a jornada de fertilização in vitro, o casal receba suporte psicológico para avaliarem e decidirem o possível uso de banco de sêmen de doador, caso não sejam encontrados espermatozoides durante a microcirurgia.
Dr. Jorge Mendes é especializado no tratamento da Infertilidade Masculina com experiência também em casos complexos.