‘35% dos homens inférteis possuem varicocele.’
Varicocele é a dilatação anormal das veias testiculares e a principal causa de Infertilidade no homem. Cerca de 35% dos homens inférteis possuem varicocele. O sangue acumulado próximo aos testículos aumenta a temperatura testicular e pode alterar a qualidade e quantidade de espermatozoides , dificultando a gravidez.
O tratamento da Varicocele é cirúrgico e a técnica recomendada e que apresenta melhores resultados na literatura científica é por microcirurgia. O uso do microdoppler no intraoperatório também é importante. Assim conseguimos identificar melhor as estruturas e evitar danos ao testículo. Cerca de 40 a 70% dos homens apresentam melhora do espermograma após o tratamento.
Como o período de formação dos espermatozoides (espermatogênese) dura aproximadamente 76 dias, o espermograma para avaliar a melhora nos parâmetros seminais deverá ser realizado após 03 meses do procedimento.
A varicocele é uma alteração silenciosa e assintomática na maioria das vezes, e que pode interferir na Fertilidade Masculina. Fazer exames periódicos e anuais, ainda na idade jovem, é a recomendação que o Dr. Jorge Mendes deixa para seus leitores.