fbpx

CRM-PB 7.916 – RQE 5908

Sua vida sexual acabou após o câncer de próstata?

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum nos homens , após o câncer de pele. Cerca de 1 em cada 7 homens vão ter esse diagnóstico. A campanha do Novembro Azul tem ajudado a conscientizar os homens sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata, pois a chance de cura é maior que 95% quando tratado  no início.

Depois de um tratamento para o câncer de próstata, a vida deve seguir normalmente , porém alguns homens reclamam que: minha vida sexual acabou. A disfunção erétil e também a incontinência urinária são complicações possíveis e comuns e que devem ser  esclarecidas ao paciente antes do tratamento, pois apesar da evolução no tratamento com a técnica robótica, 50 % dos homens podem ficar com algum grau de disfunção erétil, sendo leve, moderada ou grave devido à manipulação de nervos e vasos sanguíneos importantes para a  ereção.

Veja qual o seu grau de disfunção erétil através do TESTE DE EREÇÃO.

E vale afirmar ao paciente que existem tratamentos para retomar a vida sexual e continência urinária. 

Tratamentos

A reabilitação peniana é o conjunto de ações que o paciente deve começar a realizar já no primeiro mês após a cirurgia, respeitando as orientações do: andrologista/urologista, e fisioterapeuta. O objetivo da reabilitação peniana é acelerar a recuperação da função sexual minimizando os efeitos negativos do tratamento na ereção, podendo utilizar:

  • Medicamentos orais 
  • Injeções penianas
  • Bomba à vácuo
  • Fisioterapia pélvica

A avaliação da função erétil antes do tratamento da próstata é fundamental para fazer o acompanhamento e  reabilitação peniana. Geralmente, os pacientes já possuem algum problema de ereção causados por diabetes, excesso de colesterol, cigarro e medicamentos . A idade do paciente e o grau de malignidade do tumor também são fatores associados ao grau de comprometimento da função erétil. 

Manter a vascularização e oxigenação peniana com a reabilitação peniana diminui o processo inflamatório nos corpos cavernosos, evitando fibroses e o encurtamento peniano (que pode chegar até 5cm). Esse é um dos motivos porque o homem tem ereções matinais e espontâneas: oxigenar o pênis. O tempo de reabilitação peniana pode durar entre 06 meses e dois anos.

Se após esse período a função erétil não for satisfatória, o paciente pode optar pelo implante peniano. As próteses penianas têm sido cada vez mais procuradas no tratamento da disfunção erétil grave e a satisfação para o homem e parceria é elevada. Dr. Jorge Mendes é especialista em implante peniano, com mais de 07 anos de experiência nesse procedimento.

Dúvida Frequente

Uma dúvida frequente é sobre o prazer, o orgasmo. Após a retirada da próstata o homem não ejacula mais, porém o orgasmo mantém-se preservado. Se for desejo do casal procriar pode ser feito congelamento seminal ou Fertilização in vitro com espermatozoides captados dos testículos.

A vida sexual pode ser recuperada após o câncer de próstata. Cuide-se e procure um especialista.