Você já passou no Andrologista? De que ele cuida?
O Homem brasileiro vive 7 anos a menos que a brasileira, e dentre as causas: resistência em ir ao médico é uma delas.
Nessa entrevista ao blog, o Dr. Jorge Vinícius Silveira Mendes, Urologista e Andrologista, responde algumas dúvidas sobre Saúde do Homem.
RS: – Doutor, qual a diferença entre Urologia e Andrologia?
Dr. MENdes: Andrologia é uma subespecialidade da Urologia. Além de lidar com as doenças urinárias de homens e mulheres, o Andrologista dedica-se à Saúde do Homem, particularmente às funções Sexual e Reprodutiva.
RS: E como é para o homem falar de sua Saúde Sexual?
Dr. MENdes: Olha, a maneira com que os Homens no Brasil lidam com a Saúde é uma questão cultural, e quando o assunto é sua Sexualidade, a resistência é ainda maior. Eles sofrem durante anos, com problemas comuns e que podem ser abordados sem hesitação.
RS: E quais são esses problemas ?
Dr. MENdes : A Ejaculação Precoce acomete cerca de 30%-40% dos homens e o impacto na qualidade de vida do casal é drástico.
Problemas de Ereção e queda da Libido(apetite sexual) também são motivos de consulta.
Tamanho e curvatura do pênis geram dúvidas que abalam a auto-estima dos jovens.
RS: É verdade que o homem tem Menopausa?
Dr.MENdes: Chamamos de Andropausa ou DAEM (deficiência androgênica do envelhecimento masculino). Após os 40 anos ocorre uma diminuição fisiológica da Testosterona, e podem surgir queixas sexuais (queda da libido, problemas de ereção), osteoporose, depressão , aumento da gordura abdominal e infarto cardíaco.
Então, dosar o perfil hormonal regularmente, junto com o rastreio das Doenças da Próstata, e fazer a Reposição de Testosterona, se necessária, são fundamentais para a longevidade.- ressalta o doutor.
Dr.MENdes: Veja só, Infertilidade é um problema do casal e o homem tem sua participação no sucesso da gravidez em 50%, portanto, Varicocele, uso de Anabolizantes, Maconha ou Cocaína, exposição à Irradiação, tratamentos Oncológicos, alterações Genéticas podem ser o fator da Infertilidade Masculina e devem ser pesquisados.
RS: Como você trata esses Homens com Impotência?
Dr. MENdes: Quando a causa não é psicogênica, os medicamentos orais ( comprimidos, sprays) são bastante seguros e eficazes. Faço parte de um estudo científico, onde avaliamos as Ondas Mecânicas para esse fim. São as mesmas ondas utilizadas para quebrar cálculo renal, nada de choque elétrico – esclarece o doutor.
As Injeções Penianas têm bons resultados quando indicadas após teste de ereção. Uma dose individualizada é injetada 15 minutos antes da relação sexual pelo paciente ou sua parceria no pênis e ele consegue uma ereção satisfatória por 60 minutos em média.
Para casos graves, proponho a cirurgia de implante de Prótese Peniana, que pode ser maleável ou inflável.
Saiba mais sobre Cirurgia de Prótese peniana